BIBLIOGRAFIA DO CINECLUBISMO BRASILEIRO

Estas são anotações em processo permanente de pesquisa e catalogação, na perspectiva de consolidar uma Bibliografia Cineclubista no país. Nesta primeira fase, separamos as publicações em livros das virtuais, sem fazer qualquer tipo de juízo. Em algumas delas, por se tratar da cultura cinematográfica e audiovisual, os cineclubes são abordados em capítulos, subcapítulos, coletâneas e artigos em livros, como consta do artigo “Publicações Cineclubistas”.

Da virada do milênio para cá, pressupõe-se que o advento das novas tecnologias e depois da rearticulação do Movimento Cineclubista ocorrida em 2003, durante a realização da 24ª Jornada Nacional de Cineclubes, realizada em Brasília, como parte das atividades da 36ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com os cineclubes respondendo ao aceno do Estado e este implantando programas de gestão de acesso aos bem do governo, fatos que propiciaram o surgimentos de pesquisas sobre o tema do cineclubismo, cresceram as monografias, estudos de caso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações de livros em número significativo de trabalhos, impressos e virtuais, alcançando patamar digno de uma Bibliografia, Cineclubista.

Reunimos várias publicações como os “Boletins de Cineclube, Federações, Associações Estaduais e do Conselho Nacional, que até então, não foram destacadas anteriormente, mas que são testemunhos das atividades cineclubistas e são essenciais como registro da memória do cineclubismo brasileiro, que agora apresentamos a sociedade.

Partes das publicações aqui catalogadas, seja impressas ou virtuais, se encontram também em: http://diogo-dossantos.blogspot.com/, outras foram acrescentadas recentemente. 

Demais sugestões, novas fontes, podem ser enviadas diretamente ao Site do CNC para: [email protected]. Todas serão sempre muito bem-vindas, as quais desde já, agradecemos.

FANZINES

01 – O FAN, FARIA, Octávio de.  Ed. Chaplin Club, nº 1, 2 ,3 4, 5, 6, 7, 8, 9. 1928 a 1930, RJ.

02 – CADERNOS DA CINEMATECA nº 1ANDRADE, Rudá de, Ed. Cinemateca Brasileira, SP, 1962.

03 – BOLETIM CA.DINA, (Org.) SOUZA, Marcos. Ed. Conselho Nacional de Cineclubes, 1980 a 1986, SP.

04 – ROTEIRO PARA A XV JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES, (Org) AGUIAR, Jorge Eduardo Paes, Ed. Conselho Nacional de Cineclubes, SP, 1981.

05 – ANAIS DA XVI JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES, (Org.) HOUAISS, Roberto, RIBEIRO, Sebastião Filho. Ed. Conselho Nacional de Cineclubes, SP, Gestão Avança, 1982/84.

06 – MOVIMENTO CINECLUBISTAMACEDO, Luiz Felipe, Edição Cineclube FATEC, SP, 1982

07 – ANAIS DA XIX JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES, (Org.) FELIX, João Batista de Jesus, PETRINI, Paulo. Ed. Conselho Nacional de cineclubes, SP, Gestão Movimento/Ação, 1985.

08 – ORGANIZANDO O CINECLUBE, (Org.) SOUZA, Marcos Azevedo, FELIX, João Batista de Jesus, PETRINI, Paulo. Ed. Conselho Nacional de Cineclubes, SP, Gestão Movimento/Ação, 1985.

JORNAIS

GANGA BRUTA, (Editora) PESSOA, Ana, (Jornalista Responsável), MOLICA, Fernando. Impressão … 1980 a 1983, RJ.

IMAGEMOVIMENTO, (Editor) SANTOS, Diogo Gomes dos, (Jornalista Responsável) FERREIRA, Jairo. Impresão: Cia. Juruês, 1985.

REVISTAS

MOVIOLA(Editor) GASTALDI, Paulo Fontoura, (Jornalista Responsável, LUNARDELLI, Fatimarlei). Ed. … Porto Alegre/RS 

CINECLUBEBRASIL, (Editor) SANTOS, Diogo Gomes dos, (Jornalista Responsável. FAUSTINO, Oswaldo). Ed. Uninove, 1, 2, 3, 4 (imprensas), 5,6, 7, 8 (digital), São Paulo/SP, 2003 a 2008.

LIVROS

01 – O CINEMA EM BELO HORIZONTE: do cineclubismo à Produção Cinematográfica – RIBEIRO, José Américo, Ed. UFMG, BH, 1997.

02 – QUANDO ÉRAMOS JOVENS, História do Clube de Cinema de Porto Alegre, LUNADERLLI, FatimarleiEd. UFRS, 2000.

03 – CINECLUBISMO, Memórias dos Anos de Chumbo – MATELA, Roseclair, Ed. Multifoco, RJ, 2008.

04 – CINECLUBE, CINEMA & EDUCAÇÃO – (Org.) ALVES, Giovanni e MACEDO, Luiz Felipe, Ed. Praxis, SP, 2011.

05 – CINEMA (D)E HORROR – (Orgs.). SANTOS, Carolina Barbosa Lima e, SANTOS, Rosana Cristina Zanelatto, Ed.  Life Editores, Campo Grande, MS, 2011.

06 – HISTÓRICO DAS 100 PRIMEIRAS EXIBIÇÕES DO CINECLUBE DE TOCANTINÓPOLIS – (Org.). FELIX, João Batista de Jesus, Ed. UFT, Tocantinópolis, TO, 2016.

07 – CINEMA NA QUINTA, A História do Cineclube de Jacareí – MACEDO, Ligiane, Edição da Autora, Jacareí, SP, 2020.

08 – PRESENÇA DO CEC: 50 ANOS DE CINEMA EM BELO HORIZONTE. BELO HORIZONTE. (Org.). COUTINHO, Mário Alves e GOMES, Paulo Augusto. Ed. Crisálida, Belo Horizonte, MG, 2001.

09 – 80 CULT MOVIES ESSENCIAIS.  (ORG.). MARQUES, Nelson, MARCHI, Gianfranco e HAMMER, Rodrigo. Ed.  Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

10 – CINECLUBE IMIGRAÇÃO, A integração entre o Chile e Goiás a partir do cinema– BIAGETTI, Francisco Lillo. Ed. Do Autor, Goiânia, 2021

LIVROS E COLETÂNEAS 

01 – SÉTIMA ARTE: Um Culto Moderno – XAVIER, Ismail. (No capítulo 3, O Manifesto de Canudo, O Cineclubismo e a Crítica de Louis Delluc e no capítulo 11, A Estética do Testemunho: Chaplin Club). Ed. Perspectiva e Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia. SP, 1978.

02 – ENCICLOPÉDIA DO CINEMA BRASILEIRO – (Orgs). RAMOS, Fernão e MIRANDA, Luiz Felipe, Ed. Senac, (Verbete: CINECLUBE, de André Gatti), SP, 2004.

03 – OS ADORADORES DE FILMESARMANDO, Carlos – Ed. Autêntica, 
DUARTE, Priscila. 1ª edição, junho 2007. Circuito Cineclube: trânsitos audiovisuais. Rio de Janeiro: Multifoco, SP, 2004.

04 – GERAÇÃO DO CINEMA NOVO – Para uma Antropologia do cinema – SIMMONARD, Pedro. (Capítulo III, O Mundo Artístico do Cinema Novo, o Chaplin Club, e Os Cineclubes). EdMauad X, RJ, 2006.

05 – CINEMA E HISTÓRIA – (Orgs.). CAPELATO, Maria Helena, MORETTIN, Eduardo, NAPOLITANO, Marcos, SALIBA, Elias Thomé, Ed. Alameda. (Parte V – Políticas culturais cinematográficas: A Igreja Católica e o cinema: Vozes de Petrópolis, A Tela e o jornal A União entre 1907 e 1921 de Cláudio Aguiar Almeida e O cineclubismo na América Latina: ideias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina -1940-1970) de Fátima Sebastiana Gomes Lisboa), 2007, SP. 

06 – CINECLUBE, CINEMA & EDUCAÇÃO – (Orgs.). ALVES, Giovanni e MACEDO, Felipe. Ed. Praxis, Bauru, SP, 2010.

TESE DE DOUTORADO

A CINEMATECA BRASILEIRA E A PRESERVAÇÃO DE FILMES NO BRASILSOUZA, Carlos Roberto. Universidade de São Paulo, ECA, 2009. 

Disponível em: 

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26102010-104955/publico/70635.pdf

EDUCOMUNICAÇÃO E ESCOLA: O CINEMA COMO MEDIAÇÃO POSSÍVEL (desafios, práticas e proposta).MOGADOURO. Cláudia de Almeida. Universidade de São Paulo/ECA, 2011. 

Disponível em: 

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-23092011-174020/publico/TESE_MOGADOURO_CLAUDIA.pdf

CIRCUITO CINECLUBE: TRÂNSITOS AUDIOVISUAIS – SILVA, Priscilla Duarte. Ed. Multifoco, Rio de Janeiro, RJ, 2012.  

Disponível emhttps://editoramultifoco.com.br/loja/product/circuito-cineclube-transitos-audiovisuais/

O ONÍRICO ACORRENTADO: O MOVIMENTO CINECLUBISTA BRASILEIRO, (do engajamento estético à resistência política – 1928-1988). COSTA JR, Hélio Moreira. Universidade de São Paulo, FFLCH, 2015.

Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-153224/publico/2015_HelioMoreiraDaCostaJunior_VOrig.pdf

O PÚBLICO ORGANIZADO PARA A LUTA. O CINEMA DO POVO NA FRANÇA E A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO AO CINEMA COMERCIAL (1895-1915). MUNDIM, Luiz Felipe.  Universidade Federal do Rio Grande do Sul – IFLCH. Porto Alegre, 2016.

Disponível emhttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/158300

CINEMA AMADOR BRASILEIRO: História, discursos e práticas (1926-1959). FOSTER, Lila Silva Universidade de São Paulo/ECA, 2016.

Disponível em: 

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-10032017-164617/pt-br.php

CINEMA DE TERREIRO: O AUDIOVISUAL NEGRO DE LUIZ ORLANDO NOS CINECLUBES EM SALVADOR. CARIBÉ, Pedro Andrade. Universidade de Brasília,2019.

Disponível em:

file:///C:/Users/Joseane/Downloads/2019_PedroAndradeCarib%C3%A9%20(2).pdf

E-BOOK

EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL POPULAR NO BRASIL. PANORAMA (1990-2009)TOLEDO, Moira. Universidade de São Paulo, 2010.

Disponível em: 

http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_104562/educacao_audiovisual_popular_no_brasil_-_panorama_1990-2009

CINEMA E TEATRO COMO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO. (Org.). SANTOS, José Alex Soares, SILVA, Antonio Valricélio Linhares e LUSTOSA, Francisca Geny – EdUECE Fortaleza 2012. 

Disponível em: 

https://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/eduece/cinema-e-teatro-como-experiencias-inovadoras-e-formativas-na-educacao/33858/

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

CINEMATECAS E CINECLUBES: CINEMA E POLÍTICA NO PROJETO DA CINEMATECA BRASILEIRA (1952-1973)CORREIA JR., Fausto Douglas. UNESP. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Assis, SP, 2007.

CATÓLICOS E CINEMA NA CAPITAL PAULISTA: O CINECLUBE DO CENTRO DOM VITAL E A ESCOLA SUPERIOR DE CINEMA DE SÃO LUIS (1958-1972). MALUSÁ, Vivian. Universidade Estadual de Campinas, SP, 2007.

Disponível emfile:///C:/Users/Joseane/Downloads/Malusa_Vivian_M%20(1).pdf

A NARRAÇÃO DE SÍ COMO FABULAÇÃO DA DIFERENÇA EM OBJETOS AUDIOVISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE AUTO-DOCUMENTÁRIOS. SÁ, Sáskia, Universidade Federal do Espírito Santos, ES, 2008.

Disponível emhttps://www.yumpu.com/pt/document/read/12849595/a-narracao-de-si-como-fabulacao-da-diferenca-em-objetos-ppge

PARA ALÉM DO CINEMA: O CINECLUBISMO DE BELO HORIZONTE (1947-1964). CHAVES, Geovano Moreira.  Universidade Federal de Minas Gerais, MG, 2010. 

Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VGRO-8D8P35/1/vers_o_definitiva___disserta__o_de_mestrado___para_al_m_do_c.pdf

A CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE CINECLUBÍSTICA DO CHAPLIN CLUB (1928-1931) PARA A MATURIDADE DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA. LOURENÇO, Júlio César.  Universidade Estadual de Maringá,PR, 2010. 

Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/3143/1/000188781.pdf

PRÁTICA DO DIZER, PRÁTICA DO FAZER: CINECLUBISMO, IMAGENS E POLÍTICASILVA, Francine Nunes. Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2011. 

Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6221/SILVA%2c%20FRANCINE%20NUNES%20DA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

CINEMA, EDUCAÇÃO E O CINECLUBE NAS ESCOLAS: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO GONÇALVES, Beatriz Moreira de Azevedo Porto. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, RJ, 2013.

LUZES E SOMBRAS: PAULO EMÍLIO SALLES GOMES E A CULTURA CINEMATOGRÁFICA. ZANATTO, Rafael Morato. Universidade Estadual de São Paulo, SP, 2013.

Disponível em:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/108470/000746275.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Disponível emhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23891/23891.PDF

O CINECLUBE ANTÔNIO DAS MORTES: TRAJETÓRIA, EXIBIÇÃO E PRODUÇÃO (1977-1987) – CAMPOS, Marina da Costa. Ed. Universidade Federal de São Carlos, SP, 2014.

Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/5616/6027.pdf?sequence=1&isAllowed=y

CAMPO DO CINECLUBISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS INTERESSES EM JOGO NO PERÍODO DE REARTICULAÇÃO DO MOVIMENTO CINECLUBISTA. SILVA, Eduardo Lima. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/129872/000945375.pdf?sequence=1&isAllowed=y

OS USOS E OS ATRAVESSAMENTOS DO CINECLUBE (E DO CINEMA) NA TESSITURA DOS CURRÍCULOS EM REDES NOS COTIDIANOS – CAZÉ, Barbara Maia Cerqueira. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2015. 

Disponível em:

http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1674/1/OS%20USOS%20E%20OS%20ATRAVESSAMENTOS%20DO%20CINECLUBE%20%28E%20DO%20CINEMA%29%20NA.pdf

CULTURA E POLÍTICA NA UNESP DE ASSIS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS CINECLUBISTAS (1960-1980). SALES,Prinscilla Constantino. Universidade Estadual de Assis, SP, 2016.

Disponível em: 

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/144276/sales_pc_me_assis_int.pdf?sequence=4&isAllowed=y

MOVIMENTO CINECLUBISTA NA ESCOLA: um caminho possível para a execução da lei 13.006/14 – GARCIA, Murilo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2020.

Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/220400/PPEH0025-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

ARTIGOS

PRÁTICAS DE RECEPÇÃO CULTURAL E PÚBLICOS DE CINEMA EM CONTEXTOS CINECLUBÍSTICOS. AZEVEDO, Natália. 1997. 

Disponível em

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/8016/2/1415.pdf

CINECLUBISMO NO BRASIL – ESBOÇO DE UMA HISTÓRIA. BUTRUCE, Débora. 2003. 

Disponível em:

http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/140/140

CINECLUBES: UMA REDE EM DEFESA DOS DIREITOS DO PÚBLICOPIMENTEL NETO, João Baptista. 2008. 

Disponível em: 

http://estacao.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/28/2017/12/CC_cad4.pdf

O MODELO BRASILEIRO DE CINEMA: UM ESTRANGEIRO EM NOSSAS TELAS. MACEDO, Felipe, 2008. 

Disponível em: 

https://www.academia.edu/10359705/O_Modelo_Brasileiro_de_Cinema

O DESENVOLVIMENTO DO CINEMA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS CINECLUBES PARA FORMAÇÃO CULTURAL. GUSMÃO, Milene Silveira. 2008. 

Disponível emhttp://www.cult.ufba.br/enecult2008/14469.pdf

CINEMA, DIVERSÃO E ARTE: O PAPEL DO CINECLUBE ZUMBIS. PRECIOSO, Adriana Lins, PEREIRA, Denizalde Jeziel Rodrigues e SANTANA, Anésio Martins. 2008. 

Disponível em

https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1724/1361

A SENSIBILIDADE FÍLMICA: UMA CARTOGRAFIA DA MEMÓRIA DO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE (1960-1970). BRUM, Rosemary Fritsch e CARVALHO JR, Francisco. 2009. 

Disponível emhttps://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/104/97

O CULTO AO CINEMA DE ARTE NA GERAÇÃO DE SESSENTA EM FORTALEZA.

MAPURUNGA, Cintia Vasconcelos. 2009. 

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009-1/O%20culto%20ao%20Cinema%20de%20Arte%20na.pdf

CINECLUBISMO, CURTA-METRAGEM E A DINAFILME: A TENTATIVA DE DISTRIBUIÇÃO DE FILMES DE FORMA ALTERNATIVA DURANTE A DÉCADA DE 1970 NO BRASIL. ROCHA, Flávio Rogério. 2009. 

Disponível em

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2499-1.pdf

EXIBIÇÕES ITINERANTES DE CINEMA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO SITUACIONAL DE RECEPÇÃO DAS MOSTRAS ORGANIZADAS PELO CINECLUBE LANTERNINHA AURÉLIO SILVA, Dafne Reis Pedroso da. 2009. 

Disponível em

https://docplayer.com.br/51352797-Exibicoes-itinerantes-de-cinema-uma-analise-do-contexto-situacional-de-recepcao-das-mostras-organizadas-pelo-cineclube-lanterninha-aurelio-1.html

CINEMA E CINECLUBISMO COMO PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO SOCIAL. SILVA, Veruska Anacirema Santos. 2009. 

Disponível em:

http://www.uel.br/revistas//uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19320/14716

CINECLIO: CINECLUBISMO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA TERRA DOS POETAS. MARTINS, Rafaela, PENDEIS, Ana Maria e MONTAGNER, Rosangela. 2011. 

Disponível em: 

https://www.unl.edu.ar/iberoextension/dvd/archivos/ponencias/mesa4/cineclio-cineclubismo-e-educ.pdf

INTERPRETANDO OS SÍMBOLOS DO RITUAL CINECLUBISTA. LOURENÇO, Júlio César. 2011. 

Disponível em

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/10801

A SÉTIMA ARTE: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NÃO FORMAL. OLIVA, Mayara Rosane da Cruz, BAMPI, Almeri Carlos e SOUZA NETO José. 2011. 

Disponível emfile:///C:/Users/Joseane/Downloads/404-1205-1-PB.pdf

CINEFILIA E CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA INTERNET: UMA NOVA FORMA DE CINECLUBISMO? NOGUEIRA, Cyntia. 2012. 

Disponível em:

https://hosting.iar.unicamp.br/disciplinas/cs106_2016/assets/profiles/sandanieli/ARTIGO.pdf

CINECLUBE NA ESCOLA PARA PROMOVER ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: DEBATES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. AMORIM, RIBEIRO, Nádia, LEITE Sidnei Quezada Meireles, TERRA, Vilma Reis. 2012. 

Disponível em:

file:///C:/Users/Joseane/Downloads/308099-Texto%20del%20art%C3%ADculo-434432-1-10-20160428%20(1).pdf

NOTAS SOBRE A RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA NA AMAZÔNIA ATRTAVÉS DE “OS ESPECTADORESCARNEIRO, Eva Dayna Felix. 2012.  

Disponível em

file:///C:/Users/Joseane/Downloads/Notas%20sobre%20a%20recepcao%20cinematografica%20na%20Amazonia%20atraves%20de%20OsEspectadores_Eva%20Carneiro%20(1).pdf

LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO: RELATANDO A EXPERIÊNCIA DO CINECLUBINHO. LOCATELLI, Arinalda Silva e ROSA, Cristiane Oliveira. 2012. 

Disponível em

https://www.redalyc.org/journal/1171/117144234012/html/

CINE MAIS CULTURA E CINECLUBISMO: IMPLICAÇÕES NA REDE DO RIO GRANDE DO SUL. BALDINI, Juliana Previatto e BALDI, Mariana. 2013. 

Disponível em:

http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/68/2013_EnANPAD_EOR1115.pdf

INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DA LES CIENCIAS. GIRONAAMORIM, Nádia Ribeiro, LEITE, Sidnei Quesadas Meireles e TERRA, Vilma Reis. 2013. 

Disponível em

file:///C:/Users/Joseane/Downloads/308099-Texto%20del%20art%C3%ADculo-434432-1-10-20160428.pdf

A TRAJETÓRIA DO CINECLUBE ANTONIO DAS MORTES NO CONTEXTO CINECLUBISTA BRASILEIRO. CAMPOS, Marina da Costa. 2013. 

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/a-trajetoria-do-cineclube-antonio-das-mortes-no-contexto-cineclubista-brasileiro#:~:text=O%20Cineclube%20Ant%C3%B4nio%20das%20Mortes%20desenvolveu%20suas%20atividades%20na%20capital,contra%20a%20tortura%3B%20retorno%20e

PROJETO DE EXTENSÃO CINE ITINERANTE: MOSTRA CINE TRABALHO, FRUIÇÃO ESTÉTICA E FORMAÇÃO CRÍTICA. IV SEMINÁRIO CETROS – NEODESENVLVIMENTISMO, TRABALHO E QUESTÃO MATIAS, José Romário Cordeiro e SANTOS, José Alex Soares. 2013. 

Disponível em:

http://www.uece.br/eventos/seminariocetros/anais/trabalhos_completos/69-18099-08072013-175805.pdf

A IMPORTÂNCIA DO CINEMA POR MEIO DO CINECLUBE NA ESCOLAKLAMMER, Celso Rogério, FORTUNATO, Jaquelline e MELO, Rodrigo. 2015.  

Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17809_7889.pdf

O CINECLUBE E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. LIMEIRA, Míriam Silvestre. 2015. 

Disponível emfile:///C:/Users/Joseane/Downloads/3373-17131-2-PB.pdf

QUESTÕES CURRICULARES E A POSSIBILIDADE DE SUA DISCUSSÃO EM CINECLUBES COM PROFESSORES: A QUESTÃO RELIGIOSA NA ESCOLA PÚBLICA. ALVES, Nilda, ARANTES, Erika, CALDAS, Alessandra Nunes, ROSA, Rebeca Silva e MACHADO, Isabel. 2016. 

Disponível em: 

https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/43169/21643

DIVERTIR, INSTRUIR, EMANCIPAR”: UMA ANÁLISE DE PROCESSOS EDUCOMUNICATIVOS EM CINECLUBES DE BELÉM DO PARÁ CUNHA, João Batista Chaves e AMORIM, Celia Regina Trindade Chagas. 2016. 

Disponível emhttp://www.eavaam.com.br/anais/anais/2016/20.pdf

CINECLUBES – PONTOS DE CULTURA E MOBILIDADE SOCIAL E ÉTNICA: CINE ALTO RIO NEGRO (SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AMAZONAS). LUÍNDIA, Luiza Elayne Azevedo e SILVA, Daniela Nazareno. 2016. 

Disponível em

http://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/62/87

O CINECLUBISMO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSestudo de caso em um curso de graduação em relações internacionais no Brasil. MARCHIORI NETO, Daniel Lena e FERREIRALuciano Vaz. 2016. 

Disponível em

file:///C:/Users/Joseane/Downloads/O_CINECLUBISMO_COMO_FERRAMENTA_DIDATICA.pdf

POLÍTICAS CULTURAIS E “CINEMA PARA TODOS”, Reflexçoes e Caminhos Possíveis. Mídia e Cotidiano. SALDANHA, Patrícia e MENDES, Tatiane. 2015. Disponível emhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9760/6888

O MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO, O CIRCUITO ALTERNATIVO DE EXIBIÇÃO, AS MOSTRAS E FESTIVAIS DE CINEMA NA BAHIA CONTEMPORÂNEA. VIEIRA, Mariella Pitombo e GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. 2016. 

Disponível em: 

https://www.redalyc.org/jatsRepo/938/93851195005/html/index.html

HISTÓRICO DAS PRIMEIRAS 100 EXIBIÇÕES DO CINECLUBE DA UFT EM TOCANTINÓPOLIS. FELIX, João Batista de Jesus, 2019. 

Disponível emfile:///C:/Users/Joseane/Downloads/4469-Texto%20do%20artigo-37762-1-10-20200129%20(2).pdf

CINECLUBE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADEFONSECA, Mirna Juliana Santos. s/d

https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31836/21108

CINECLUBES NAS ESCOLAS: TENSIONAMENTO DA LINGUAGEM ESCOLAR. OLIVEIRA, Renata. s/d. 

Disponível em:

https://wp.ufpel.edu.br/producaodevideo/files/2018/12/Cineclubes_nas_Escolas_tensionamento_da-renata-Oliveira.pdf

A PROTEÇÃO DO AUDIOVISUAL E O CINECLUBISMO: O CASO DO CINECLUBE FALCATRUA. SOUZA, Allan Rocha. s/d.  

Disponível em

http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/salvador/allanrocha_de_souza-1.pdf

OS LUGARES DOS CINEMAS NO SUBÚRBIO CARIOCA DA LEOPOLDINA: FALÊNCIAS, USOS E DESTINOS DA SALA DE EXIBIÇÃO. FERRAZ, Talitha Gomes. s/d.

Disponível em:

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MOVIOLA(Editor) GASTALDI, Paulo Fontoura, (Jornalista Responsável, LUNARDELLI, Fatimarlei). Ed. … Porto Alegre/RS 

CINECLUBEBRASIL, (Editor) SANTOS, Diogo Gomes dos, (Jornalista Responsável. FAUSTINO, Oswaldo). Ed. Uninove, 1, 2, 3, 4 (imprensas), 5,6, 7, 8 (digital), São Paulo/SP, 2003 a 2008.

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