Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros lança Site em data Histórica.

O CNC lança o seu Site no dia em que o Movimento Cineclubista Brasileiro completa 65 anos e 2 anos de gestão da atual Diretoria Executiva.

É bem verdade que as atividades dos cineclubes no Brasil, remontam há década de 1917, quando foi criado no Rio de Janeiro o Cineclube Paredão e de lá para cá muitos outros surgiram. Mas é somente em 1956, com a fundação do Centro de Cineclubes de São Paulo, que este setor da cultura cinematográfica do país, se organizou em torno de uma ação coletiva para defender, promover e exercer no âmbito das relações de classe social, seus próprios interesses, por meio das atividades de difusão da cultura social, de forma organizada, com pauta própria, dentro dos ditames da ordem estabelecida pela Sociedade Civil.

O que existia até então, eram atividades isoladas dos diversos cineclubes ou Clube de Cinema, que funcionavam em seus próprios territórios, interagindo entre si e, quando isso ocorrida, eram por iniciativas particulares. Com a existência de uma organização agregando em torno de si, o interesse de outras organizações congêneres, a situação configurou-se de forma que todos pudessem caminhar juntos visando as suas aspirações e o fortalecimento de todos.

Depois da criação do Centro de Cineclubes de São Paulo, é que foi possível realizar a primeira Jornada nacional de Cineclubes, em 1959, quando anteriormente, o cineclubista Carlos Vieira havia tentado por mais de uma vez e não consegui realizar esta sua vontade. Na sequência e com a união das demais organizações estaduais, foi possível criar o Conselho Nacional, a Distribuidora Nacional de Filmes para Cineclubes – Dinafilme, a Filmoteca Carlos Vieira, os prêmios, troféus, Pré-Jornadas, oficinas, cursos, palestras e publicações de livros, realização de filmes e assim foram construindo também, narrativas que nos identificam como um setor atuante da sociedade, que com certeza, contribui para a formação cultural da identidade brasileira.

Usamos com frequência as nomenclaturas Cineclubistas, Cineclubes, Movimento Cineclubista, Cineclubismo, conceitos que no decorrer das manifestações cineclubistas, ganharam interpretações, pontos de vistas, o que nos identifica como movimento e qualifica nossas atividades como ações vivas da cultural audiovisual do país.

Não é por acaso que o nosso verbo é “cineclubar”, que as nossas saudações são as cineclubistas e assim vamos registrando nossa contribuição ativa, neste processo civilizatório do povo brasileiro.

 

Deixar uma resposta